Player da Rádio

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mitzvá do Dia é a de Número Oito

Shalom a todos! E a mitzvá de hoje em nossa rádio Ushemo Echad, é o mandamento positivo do tipo faça, é a Mitzvá que nos ordena a ASSEMELHARMO-NOS A D-US (TRILHANDO OS CAMINHOS DE HASHEM).

A fonte na Torah está em Devarim 28:9 "E andares por Seus caminhos". Sem dúvida, este mandamento é repetido e frizado várias vezes na Torah (conforme podemos conferir tambem em Devarim 11: 22 que nos diz "Que andes em todos os Seus caminhos") e no Tanakh, como podemos conferir em 1 Reis 3:14:

"E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias."

 Tehilim [Salmos] 128:1 "Feliz é aquele que reverencia o ETERNO e trilha Seus caminhos."

Salmos 119:15 "Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos."

Iehoshúa [Josué] 22:5 "Somente tende cuidado de guardar com diligência os mandamentos e as leis que Moisés, o servo de D-us, vos ordenou: que ameis o Eterno, vosso D-us, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os Seus mandamentos e O sirvais com todo o vosso coraçãoe com toda a vossa alma."

Irmiáhu [Jeremias] 10:23 "Ó Eterno! Sei que os caminhos do homem não são sua escolha. Ele [o homem] não tem poder para direcionar seus passos quando anda [na jornada da vida]."

 Ióv [Jó] 23:11 "Meu pé seguiu fielmente Seus passos; segui Seu caminho e Dele não me desviei."

Mishlê [Provérbios] 23:26 "Dá-me teu coração, ó meu filho, e que teus olhos acompanhem meu caminho,..."
Mishlê [Provérbios] 3:23 "Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará."

Sobre o versículo da Torah, registrado em Devarim 11:22, nosso sábios de abençoada memória comentam: "Assim como Hashem O sagrado louvado seja! é chamado de Misericordioso (Rachum), você deve também ser misericordioso; assim como Ele é chamado de Benevolente, você também deve ser benévolo; asim como Hashem é chado de Justo, você também deve ser justo; assim como Hashem é chamado de Piedoso (Chassid), você também deve ser piedoso."

Concluindo, vemos que em toda a Torah e em todo o Tanakh, há uma insistência em nos lembrar a importância de Seguirmos os caminhos de Hashem. Os sábios da Torah explicam Devarim 13:5 como significando que devemos imitar as boas ações e os elevados atributos pelos quais Hashem, Hacadosh Baruch Hu, é figurativamente descrito, uma vez que Ele é, de fato, sublime de forma imensuravelmente superior a toda essa descrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário